EaD: uma opção a educação em tempos de pandemia

Sobre EaD - Ensino à Distancia é uma modalidade de educação adotada para atender necessidades de transmissões e/ou recepções em que a presença física seja impossibilitada por dificuldades geográficas e/ou temporais. Neste momento, por questões de orientações imediatas que exigem o isolamento social, a modalidade surte convenientemente às nossas necessidades mais urgentes e proeminentes como tentativa de mitigar as consequências setoriais do ensino acadêmico.

Como é de praxe, as exigências prévias de conhecimento pertinente são necessárias à eficácia. Paradoxalmente, o despreparo pode comprometer os rendimentos causando impressões negativas quanto ao método ou aos usuários. Portanto, orientações técnicas e comportamentais são providenciais.

A modalidade é viabilizada por um ambiente denominado plataforma(ou ambiente) virtual de aprendizagem atuando como um recurso de gestão criando locais e disponibilizando ou conciliando ferramentas digitais. Nestes termos, o google sala de aula tem cumprido este papel de gestão de forma satisfatória. Por ser um recurso de domínio do google, interage com melhor desenvoltura quando integra recursos de mesmo domínio, ou seja, aplicativos de edição de texto, planilhas, apresentações, blogs, formulários, vídeos do youtube, agenda, webconferência, e muitos outros disponibilizados na suite do google(google apps). No entanto, não deixa a desejar quanto à conciliação aos recursos terceirizados via anexos ou links permitindo uma extensão ao seu potencial.

Eventuais limitações tecnológicas, sobretudo a comunicação, também podem comprometer o rendimento. Não é pensando em fornecer subsídios à negligência e sim uma preocupação com as exigências arbitrárias conferidas aos profissionais ou alunos. Sugiro sábia parcimônia às leigas, mas prestativas e convenientes tentativas, com propósito a uma causa mais nobre, indiscutivelmente compromissadas e de visível boa vontade.

Superaremos estas dificuldades e incertezas potencializadas pelo oportunismo dos interesses políticos, midiáticos, econômicos, e outros, que nos sobrecarregam de uma carga de tensão constante. Seria salutar nos policiarmos quanto aos desconfortos psicológicos e ergonômicos que nos submetemos, nos dedicando ao preparo ou seleção de materiais, sejam os planejamentos, textos, vídeos prévios ou produzidos, apresentações e muitos outros, nos prendendo plenamente aos mais de 400 alunos que todos nós temos.

Rezo pelo retorno à "normalidade" com nossa inevitável experiência agregada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Participante 14

Mário Quintana

Exposição de plantas de jardim